Domingo, 03 de agosto de 2025
Foto :
Foto : Divulgação
Arte e Cultura / 09/01/2025
Autor

Assessoria de Imprensa

5ª edição do Semidec vai reunir museus de toda parte para discussões sobre inclusão e transformação

A Ação Cultural está finalizando os preparativos para realização da 5ª Seminário Museus em Diálogos e Conexões (Semidec). No formato totalmente online, a iniciativa reúne agentes de museus de todas as partes para um período de discussões assertivas. Neste ano, o Semidec será realizado de 22 a 25 de janeiro e terá como tema central: "Semear Futuros - Museus agentes de inclusão e transformação”.

Como destaca a diretora da Ação Cultural e do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), Viviene Lozi, o evento é uma iniciativa da Ação Cultural, com a secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o MAS-MT. “O objetivo deste seminário é promover a reflexão crítica e oportunizar o debate sobre temas contemporâneos relevantes para o campo museológico. Nesta edição, em sintonia com a perspectiva decolonial, convidamos pesquisadores e profissionais a refletirem sobre a diversidade de acervos, abordagens e desafios em museus e para museus, para a inclusão e a mudança de paradigmas. Nosso pressuposto é que museus sejam agentes de inclusão e contribuam para transformar realidades”. O seminário tem a coordenação pedagógica da professora-doutora, Denise Argenta e da professora-mestra, Viviene Lozi.


O SEMIDEC - A programação prevê palestras, mesas redondas, oficinas e painéis que darão voz às experiências, práticas e pesquisas de profissionais que contribuem para a construção de uma museologia plural, abordando perspectivas de museus indígenas, pesquisas sobre acervos, olhares decoloniais sobre arte em museus, experiências de museus comunitários, ecomuseus e museus de território. Estas questões são atravessadas pela perspectiva da sustentabilidade. “E todo esse debate, essa riqueza de troca de conhecimento será feita de forma virtual, justamente, para democratizar o acesso às informações, ao debate e aos descobrimentos. Nada como tratar o tema inclusão, possibilitando a inclusão de agentes museológicos”, defendeu Viviene. 

PÚBLICO ALVO: Como enfatiza a diretora, esta quinta edição foi elaborada para que estudantes, pesquisadores, profissionais de museus e de cultura, gestores públicos e agentes culturais, educadores em museus, professores e comunidade possam se encontrar, dialogar, compartilhar experiências e intercambiar ideias, projetos e ações no campo dos museus e do patrimônio. 

PALESTRANTES - A palestra de abertura será proferida pelo professor-doutor Francisco Régis Lopes Ramos, da Universidade Federal do Ceará, que é autor dos livros “A danação do Objeto: o museu no ensino de história” e “Em nome do objeto: museu, memória e ensino de história”, com mediação da historiadora e professor-doutora Josiane Roza de Oliveira. 

OUTROS PALESTRANTES CONFIRMADOS - Professor Marcio Carvalhal - Coordenador da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC) - Associação que reúne museus e experiências de todo o Brasil com perfil comunitário e de território e tem como foco pensar estratégias para promover a sustentabilidade em espaços culturais. 
- Prof. André Zumzum - Idealizador e gestor do Projeto Caminhos de Rosa - trata-se do maior museu de território do Brasil e tem como tema central os caminhos percorridos pelo poeta Guimarães Rosa, no interior de Minas Gerais. 
- Museólogo e ativista indígena Luã Carvalho - Coordenador do Espaço Swbatkerá - Aldeia Kariri-Xocó - Aracaju - SE
- Artista visual Kaya Agari - Coordenadora do Instituto Yukamaniru - apoio a mulheres indígenas Bakair - Cuiabá - MT

PROGRAMAÇÃO:
22 de janeiro de 2025: 
Palestra de Abertura: O objeto gerador: Educação histórica e cultura material
Mesa Redonda 1 - Territórios, Ecomuseus e Museus Comunitários: sustentabilidade, meio ambiente e nosso futuro comum
23 de janeiro de 2025: 
Mesa Redonda 2:  Presença indígena nos acervos de museus
Mesa Redonda 3: Moda e sustentabilidade ambiental: O que as coleções de museus tem a contar
24 de janeiro de 2025: 
Mesa Redonda 4: Um olhar decolonial sobre as artes: arte indígena nos museus
Mesa Redonda 5: Apresentação de trabalhos 5° SEMIDEC: Semear futuros - Museus agentes de inclusão e transformação - Experiências em museus, processos museológicos e patrimônios culturais
25 de janeiro de 2025: 
Oficina: Escutar para Contar:  Oralidade, territórios e desdobramentos de pesquisa.

INSCRIÇÕES: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla, no seguinte link: https://www.sympla.com.br/evento-online/v-semidec---seminario-museus-em-dialogos-e-conexoes--semear-futuros/2772835 
Os participantes com presença mínima de 75% receberão certificado.

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.